Setembro/2007




ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO

ABIFA está desenvolvendo uma série de atividades sobre a situação das ADF no Brasil com o objetivo de buscar juntos com as empresas e a sociedade  a normalização definitiva e a melhoria na eficiência técnica e ambiental das soluções existentes. A saber :

1- Demonstrar para as empresas que ADF quando bem estudas e administradas corretamente, podem ter melhores custos e eficácia nos processos de regeneração, além de serem reutilizadas contribuindo para a preservação do Meio Ambiente e ou guardadas de forma eficiente em depósitos próprios licenciados para utilização no futuro.

2- Realizar pesquisas junto as empresas com o objetivo de obter informções sobre a real situação das ADF tais como: quantidades, características, composição, classificação, destinação, etc.

3- Realizar palestras envolvendo empresas e a sociedade na busca de conscientizar e viabilizar o trabalho em conjunto.

4- Realizar experimentos com asfalto em parceria com as empresas FAGOR, TUPY, Prefeitura de Extrema – MG, DNIT e Exército Brasileiro – IME – com o objetivo de estudar e tentar criar a primeira norma / referência.

5- Realizar reuniões e estudos em conjunto com ABNT objetivando viabilizar a criação de normas específicas.

6- Realizar pesquisas e contatos com entidades de classe e órgãos ambientais de outros países obtendo e organizando informações de com esses tratam a ADF possibilinando o embasando para a definição de novas normas. 

7- Organizar Workshop onde serão apresentados os resultados dos trabalhos realizados e promover debates sobre os melhores caminhos para todos os envolvidos.



Desde março de 2006 realizamos cerca de 20 palestras sobre o tema Areias de Fundição Descartadas - ADF para as empresas e para sociedade civil.

Sempre com a intenção de esclarecer, buscar dados, organizar as informações, e principalmente demonstrar a necessidade de modernização do modelo  de gestão das ADF, tanto internamente na mudança cultural pelas empresas, quanto na superação do pré-conceito existente por aqueles que não conhecem as reais condições, características e suas possibilidades de reciclagem.     

Nestas palestras basicamente explicamos o histórico da situação, as atividades que estão sendo desenvolvidas pela Associação Brasileira de Fundição - ABIFA, a necessidade das empresas em conhecerem suas ADF, a situação em outros paises e solicitamos as ONGs, orgãos ambientais e outros envolvidos que apóiem o trabalho de conhecimento e desenvolvimento das aplicações. 

O principal objetivo é unir esforços para que as ADF possam ser eficazes na preservação do meio ambiente através de uma gestão correta pelas empresas aliado à busca de alternativas técnicas pela comunidade científica.  

No campo Publicações estão disponíveis para visualização algumas destas palestras. 

Estamos à disposição para realizar esta palestra para grupo de empresas, entidades de classe, universidades, etc. Basta entrar em contato conosco e agendar.



A ABIFA tem realizado reuniões técnicas com diversos orgãos de controle, orgãos  de pesquisa, de normalização, universidades,  empresas de fundição e com os  fornecedores de soluções. O objetivo é conhecer e discutir tecnicamente as alternativas em desenvolvimento. Continuaremos tomando a iniciativa e realizando outras reuniões. Além disso, estamos a disposição para convites e solicitações daqueles interessados em se reunir conosco.



Estamos buscando desenvolver normas específicas no Brasil para que as ADF possam ser reutilizadas e/ou guardadas de maneira eficaz, porém, este é um trabalho de maturação lenta, que depende de organização e de atividades de dezenas de pessoas. Já solicitamos formalmente para a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT - a implantação e discussão destas normas. 

Como trabalho complementar o conhecimento das normas internacionais e sua comparação com as normas do Brasil é um dos trabalhos que foi desenvolvido pelos  profissionais e empresas do setor de fundição. Veja o estudo realizado no campo publicações.

Continuaremos desenvolvendo esta atividade e manteremos aqui informações atualizadas.

Práticas e Regulamentos EPA

CETESB - DECISÃO DE DIRETORIA Nº 152/2007/C/E, de 08 de agosto de 2007. dispõe sobre aprovação do procedimento para gerenciamento de resíduos de fundição, incluindo reutilização.

Topo

25 / 7 / 2014